segunda-feira, 31 de maio de 2010

DOMINGO DE ELEIÇÃO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE


O domingo de eleição para a escolha do conselho tutelar foi marcado por muita reclamação dos eleitores. Foi o dia todo de filas longas e muita espera para os eleitores que quisesse exercer o seu direito de votar, o motivo? Poucas urnas, muitos sem paciência acabavam desistindo, ficando muita gente sem votar.

E os 5 candidatos eleitos foram:

Carlitinho
Zezinho do Milagres
Zé Nilson de Manoel Pereira
Políbio de Sr. Chico Políbio
Katiane Gondim

REAL É BICAMPEÃO MUNICIPAL

Foto: Notícias do Sertão

Domingo movimentado na cidade de Campo Grande, além das eleições do conselho, tinha a final do XI Campeonato Municipal de Futebol. 3 x 0 foi o placar que consagrou o título de bicampeão municipal ao Real que tem como técnico Flávio de Severino, a disputa entre o Real e XV de Outubro aconteceu no campo da AABB, na tarde deste domingo, em seguida ouve carreata pelas ruas da cidade.

FÁTIMA BEZERRA DESTINA MAIS 140 MIL PARA CAMPO GRANDE



De acordo com o blog Notícias do Sertão, foi aprovado os recursos na ordem de R$140 mil, objeto de emenda parlamentar da Deputada Federal Fátima Bezerra, que foram destinados para a construção da primeira etapa do Largo de Sant’Ana. Segundo Bibi o engenheiro civil da prefeitura está providenciando o projeto técnico e demais pendências documentais para encaminhamento a Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

GRANDES NOMES DA NOSSA HISTÓRIA



Grandes Nomes da Nossa Historia, fala do campograndense Joaquim Ramalho, uma historia contada por Luís da Câmara Cascudo que pediu, em um de seus artigos, "licença para contar uma história que nunca foi contada". Esse estudo foi publicado pela primeira vez no Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, em 9 de fevereiro de 1941 e transcrito, posteriormente, na revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Tema do artigo: os fanáticos da Serra de João do Vale. Mais tarde, Tarcísio Medeiros abordou o assunto em seu livro "Aspectos Geográficos e Antropológicos da História do Rio Grande do Norte".

É, portanto, uma história pouco conhecida.

O local em que tudo aconteceu foi a Serra de João do Vale, localizada no município de Campo Grande. Possui tal denominação porque herdou o nome do seu primitivo proprietário, João do Vale Bezerra.

JOAQUIM RAMALHO DO NASCIMENTO, que seria um dos chefes dos fanáticos, natural de Campo Grande, nasceu no sítio "Cajueiro", em 1862, filho de Manuel Ramalho do Nascimento e de dona Isabel Maria da Conceição.

Luís da Câmara Cascudo traçou o perfil de Joaquim Ramalho, com as seguintes palavras: "Gordo, lento, apático, amarelo, foi menino sujeito às cismas, meditações longas, olhar parado, acompanhando um pensamento misterioso. Com poucos anos, afirma-se a tendência mística, nas orações sem fim, passos tirmoados, braços para o firmamento, rezando missas, impondo penitências".

Joaquim Ramalho cresceu e, adulto, se casou, passando a morar na Vila do Triufo. Continuou, entretanto, com o mesmo comportamento estranho, rezando sempre.
No final de 1894, morreu o vigário de Triunfo, padre Manuel Bezerra Cavalcante, com oitenta anos, sendo chorado por toda a comunidade.

No ano de 1898, Joaquim Ramalho teve um ataque, assim descrito por Câmara Cascudo: "Bruscamente parou, nauseante, gorgulhando vômitos e caiu de bruços, pesadamente". Durante a crise, começou a cantar. Quando recobrou os sentidos, não se lembrava de nada. O fenômeno se repetiu nas outras tardes seguintes. A notícia se espalhou rapidamente, crescendo o número de curiosos, todos querendo assistir à cena. Estava nascendo mais um líder místico no sertão nordestino. Como Joaquim Ramalho tinha lido Allan Kardec, acreditou que estava sendo possuído pelo espírito do velho vigário. Dentro em breve, segundo o beato, o espírito de outro sacerdote passou a se encarnar nele: padre Manuel Fernandes, vigário de Macau.

À medida que o arraial crescia, tudo se desorganizava nos arredores. As pessoas abandonavam o trabalho para seguir o beato, ao mesmo tempo em que aumentava a devassidão.
Um mestiço, de nome Sabino José de Oliveira, de acólito de Joaquim Ramalho subiu de categoria quando recebeu o espírito de um padre italiano, chamado Brito de Maria da Conceição.
Nessa altura dos acontecimentos, "a moral desceu à quota zero" na palavras de Câmara Cascudo.

Começaram, então, a surgir reclamações. O coronel Luiz Pereira Tito Jácome denunciou o movimento ao governador do Estado, desembargador Joaquim Ferreira Chaves que, recebendo várias queixas, nomeou o tenente do Batalhão de Segurança, Francisco Justino de Oliveira Cascudo, para acabar com a festa.

Os dois místicos foram presos em "Pitombeira". Não houve nenhuma reação. Joaquim Ramalho disse apenas que "Deus foi preso, quando mais eu...".

Sabino caiu no chão, como se estivesse sendo possuído por um espírito. O tenente, inteligente, percebeu a "farsa", e bateu nele com a espada. Sabino se ergueu rápido, dizendo: "Pronto seu tenente, o espírito já saiu, Voou na ponta da espada...

"Joaquim e Sabino foram presos e levados para a cadeia de Triunfo. E desmoralizados perante seus adeptos, por causa das declarações que eles prestaram à polícia. O processo policial, contudo, não deu em nada. Os dois beatos foram colocados em liberdade.

Joaquim Ramalho, ao sair da prisão, voltou a trabalhar na agricultura. Morreu no seu sítio "Malhada Redonda", com idade avançada, picado por uma cascavel. Nunca mais recebeu "espírito"... O outro não se sabe como terminou. Uma coisa é certa: ficou totalmente curado...

Postado por: Heráclito Patrício e Eider Vieira
Fonte: Cadernos especiais – Tribuna do Norte.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PREFEITO SUGERE FUNDO DE ROYALTIES NO RN

O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, foi recebido pelo governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, em audiência realizada na última segunda-feira, 24. Presentes, o secretário de articulação com os municípios, Paulo Emídio Medeiros, o secretário de Planejamento de Janduís, Karlmarx Gomes Bezerra, e a equipe técnica do Município.
O prefeito sugeriu ao governador Iberê Ferreira implantar no RN o mesmo projeto que foi implantado pelo Governo do Estado do Espírito Santo que cria um fundo para repassar royalties a cidades que não seriam beneficiadas com esses recursos.
A lei 116/2006 já está em vigor e prevê que 30% dos royalties destinados ao estado vão para o fundo para redução das desigualdades regionais, beneficiando 69 municípios do Espírito Santo.
A distribuição do benefício leva em conta a população, o percentual de repasse do ICMS (no caso, tem que ser de 10% ou menos) e a condição de não ser grande recebedor de royalties (até 2%).
Os municípios beneficiados podem aplicar os recursos em saneamento básico, destinação final de resíduos sólidos, universalização do ensino fundamental e atendimento à educação infantil, atendimento à saúde, construção de habitação para população de baixa renda, drenagem e pavimentação de vias urbanas e construção de centros integrados de assistência social.
O projeto, caso implantado no Rio Grande do Norte, daria forte impulso no desenvolvimento dos municípios potiguares, de acordo com o prefeito Salomão Gurgel. "É preciso reforçar a agenda municipalista nos programas de governo do Rio Grande do Norte a partir do próximo ano", diz Salomão Gurgel.

Fonte: Jornal de Fato

Será???

Vejam só essa imagem retirada do site oficial do Saia Rodada.

100 FAMÍLIAS RECEBERÃO PROGRAMA CHEQUE REFORMA EM CAMPO GRANDE
*Caramurú

Nesta quinta-feira, a partir das 10 horas da manhã, no auditório da Secretaria de Educação, estará acontecendo o processo de entrega dos cheques do Programa Cheque Reforma, do Governo do Estado. Estão confirmadas as presenças do prefeito Municipal Bibi de Nenca e autoridades municipais, do Presidente da Companhia Estadual de Habitação - CEHAB, Damião Pita; do Gerente de Contratos e Convênios, Clécio Martins; e Marcos Pedrosa, da equipe da CEHAB. Também estarei junto deste momento de conquista do nosso município.

O Programa representa um benefício importante na qualidade das famílias pelas melhorias das moradias. A viabilização do mesmo foi possível graças ao empenho do gestor municipal juntamente com o Secretário Ranieri Moreno.

É importante ainda registrar o apoio fundamental que veio do mandato da Deputada Fátima Bezerra no acompanhamento e cobrança da agilidade do convênio, bem como do Sr. Gercino Maia, Secretário Estadual de Ação social; e a celeridade dada pela equipe da CEHAB liderada pelo Sr. Damião Pita. Finalmente, é preciso destacar o apoio dos técnicos e assistentes sociais do Núcleo Sertão subsidiando o trabalho da Secretaria Municipal de Ação Social.

Finalmente, registro nossa modesta colaboração ajudando ao prefeito Bibi de Nenca na busca da viabilização do projeto em tempo hábil. Entretanto, é justo e necessário destacar mais uma vez a relevância deste projeto do Governo Estadual e a grandeza do prefeito municipal Bibi na luta constante pela melhoria habitacional do nosso município.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

PREFEITO BUSCA SAMU



De acordo com o vice-prefeito Caramurú Paiva em seu blog (Notícias do Sertão) o prefeito Bibi de Nenca participa hoje, no SEBRAE Natal, da reunião que dá continuidade aos trâmites para liberação da instalação do SAMU no município de Campo Grande através do consórcio que envolve Triunfo Potiguar e Janduís. O investimento é uma ação articulada entre os Governos Federal e Estadual com os gestores municipais.

Embora a seleção do município tenha passado por um critério técnico, tem sido fundamental a ação de acompanhamento feito pela Secretária de Saúde Denise Soares e a assessora Fátima Saldanha. Será uma grande conquista para o nosso município com a implantação do SAMU.

PROJETO PAIS É LANÇADO




Nesta terça-feira (25) foi lançado no Assentamento Sítio Góes no município de Apodi, o PAIS (Projeto de Produção Agroecológico Integrado e Sustentável. O PAIS será instalado nos municípios de Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Janduís, Governador Dix-sept Rosado, Olho D’água do Borges, Felipe Guerra e Upanema.

Campo Grande será contemplado com 9 kit de irrigação e aviário. A ação é financiada pela PETROBRAS em parceria com o Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA e executado pelas ONG ATOS, Núcleo Sertão Verde e COOPERVIDA.

O evento teve a presença do vice-prefeito Caramurú Paiva, Claúdio de Jesus da PETROBRAS - Rio de Janeiro, Geraldo Firmino do PDHC - Recife, Rosane Gurgel do PDHC - Sertão do Apodi, Francisco Evânio do Comitê Territorial, agricultores beneficiários, entre outros.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMEÇARAM AS OBRAS NA VIA COSTEIRA


A prefeitura de Campo Grande iniciou os trabalhos na Avenida Joaquim Leal Pimenta (Via Costeira) para dar inicio a um desejo de anos da população que é o asfalto. Estão sendo feito o serviço de planagem do calçamento e retirando as lombadas fora do padrão sempre criticadas pelos motoristas.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA 2º MACHA MUNICIPAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE E EXTERMÍNIO DE JOVENS.

Aconteceu na última sexta-feira, 21 de maio, a 2° Macha Municipal de Combate a Violência Sexual de Crianças, Adolescentes e Extermínio de Jovens, esta teve inicio na Praça Bráulio de Melo, percorrendo as principais ruas da cidade, parando na capela de Nossa Senhora de Fátima para a apresentação do grupo do campo de aviação: quadro vivo, em seguida apresentação de Dança na Escola Estadual Adrião Melo finalizando na quadra de Esporte Marcondes Tavares com varias apresentações culturais com as Escolas Ana Maria Vieira Liberato, Ieda Medeiros, Joaquim Leal Pimenta e o Grupo de Teatro Transformação, Este Evento foi organizado pelas Escolas Municipais, Estaduais, particulares,Prefeitura Municipal de Campo Grande, Núcleo Sertão Verde, PETI e PJR.





Fotos: Notícias do Sertão
Fonte: Encontro com a Notícias

sexta-feira, 21 de maio de 2010

ALESSANDRO SALDANHA E BANDA


GRANDES NOMES DA NOSSA HISTORIA



Nesta sexta O Grandes Nomes da Nossa Historia tem a honra de contar um pouco da vida de um grande artista campograndense conhecido nacionalmente por compor famosos sambas-enredo, machinhas de carnaval, frevo, como também hinos de alguns clubes de futebol. Estamos falando de Dozinho.

CLAUDIONOR BATISTA DE OLIVEIRA (DOZINHO), natural de Campo Grande-RN, nascido a 24 de novembro de 1927. Embora ficasse conhecido como compositor de frevos, sua carreira teve início com composições para campanhas publicitárias como também políticas. Compôs também sambas-enredo. Foi assistente de orquestra da Rádio Nacional no Rio de Janeiro. Trabalhou na Gravadora Copacabana como agente e na Mocambo como representante. Começou a compor na década de 1940. Em 1952, teve suas primeiras composições gravadas, o samba-choro "Há sinceridade nisso?", e o baião "Se tocá eu danço", feitos em parceria com Manezinho Araújo e Carvalhinho e gravados por César de Alencar, dois de seus maiores sucessos. No mesmo ano e com a mesma dupla fez o baião "Jica-jica", gravado em dueto por César de Alencar e Heleninha Costa. Por essa época compôs a música de carnaval "Marta Rocha", em homenagem à então miss Brasil, que visitava a cidade de Natal e que permaneceu inédita. Em 1955, Os Cancioneiros gravaram, de sua parceria com Genival Macedo, o baião "Menino de pobre". No mesmo, ano Déa Soares gravou o samba "Peço a Deus", parceria com Sebastião Rosendo. Em 1956, o Trio Puraci gravou dele e Hilário Marcelino a marcha "Vou de reboque" e Expedito Baracho o samba-canção "Beco da maldição". Em 1957, Os Cancioneiros gravaram os frevo-canções "Tempero de pobre" e "Fantasia de capim", que também figuram entre seus maiores sucessos. Em 1959, Gilberto Fernandes gravou o samba-canção "Trapo", parceria com Zito Limeira, e o samba "Só depende de você". Em 1962, Gilberto Fernandes gravou o samba-canção "Maltrapilha" e Os Cancioneiros o samba "Sofredor". Nesse mesmo ano, obteve grande êxito no lançamento do LP "Primeiro ensaio", que recebeu as seguintes palavras elogiosas do historiador Câmara Cascudo: "Dozinho tem a linguagem musical. Diz todas as suas emoções na linha melódica, doce, clara, fácil, com uma naturalidade de fonte. E uma grandeza espontânea de predestinado". Ainda no mesmo ano compôs "O mais querido", hino do ABC Futebol Clube, popular clube de futebol de Natal. Compôs ainda o hino do Alecrim Futebol Clube e um segundo hino do América Futebol Clube de Natal. Em 1963, Roberto Bozzam gravou o bolero "Se alguém me perguntar" e o frevo-canção "Só presta quente". Em 1964, Meves Gomes gravou o frevo-canção "Eu quero mais..." e José Alves "Me deixa em paz". Entre seus LPs destaca-se "Carnaval de Norte a sul", com 12 composições em parceria com Waldir Minone, interpretadas por Claudionor Germano, Albertinho Fortuna, Expedito Baracho, que cantou solo e como integrinte do conjunto Os Cancioneiros e Carminha Mascarenhas. Em 1965 lançou o compacto simples "A vez do morro" e "Ponta negra", como parte da campanha Pró-Frente de trabalho João XXIII. No mesmo ano Gilberto Ferandes gravou "Baião". Teve músicas gravadas, entre outros, por Claudionor Germano, Blecaute, Expedito Baracho, Trio Guarany com Orquestra Tamandaré e Paulo Marquez. É um considerado um dos grandes do carnaval ao lado de nomes como Capiba e Nelson Ferreira. Depois de atuar no Rio de Janeiro e no Recife, retornou para a cidade de Natal.

Aos 83 anos, o compositor se despede das gravações, deixando o último disco, intitulado ‘Bloco sem nome’, que retrata a realidade atual do carnaval natalense, como na música-título do disco e também em Dólar na cueca – uma crítica aos políticos corruptos do país.
O álbum ‘Bloco sem nome’ tem arranjos de Jubileu Filho e participação de artistas como Paulo Tito, Claudionor Germano, Tânia Talli, Expedito Baracho e Isaque Galvão. Apesar de ser a última gravação que Dozinho realiza, ele garante que continuará compondo suas marchinhas e frevos para alegria daqueles que brincam carnaval.

Toda a sua obra, biografia, discografia você encontra no site:






Postado por: Heráclito Patrício e Eider Vieira

ELEIÇÕES 2010 PARA O CONSELHO TUTELAR
Conheça os nomes dos candidatos


.




1 Paloma Patrícia
2 Antonio Gláucio
3
Katiane Gondim
4 José Nilson

5
Francisco das Chagas
6 Carlito
7 Acácia Brito
8 Rayanne Perla
9 Maria Tereza
10 Políbio Pimenta
11 José Maria
12 Antonio Edilton
13 Rozangela

13 Anaci

BALDE CHEIO APROFUNDA INVESTIMENTOS NA BOVINOCULTURA, DIZ BNB
* Caramurú

Na próxima segunda-feira, haverá reunião do Banco do Nordeste - agência Assu e as prefeituras de Campo Grande, Janduís e Messias Targino. O objetivo segundo Lívio é ampliar os investimentos que vem sendo feito na melhoria do rebanho bovino desses municípios através dos recursos do PRONAF Mais Alimentos, do Governo Federal. Em Campo Grande os primeiros investimentos foram liberados para compra de animais, há um mês quando da realização do Dia de Campo pela Prefeitura Municipal. Já o Balde cheio trará capacitação e tecnologia para os criadores.

A atividade de segunda-feira acontecerá as 15 horas, no Gabinete da Prefeitura de Janduís. O Prefeito de Campo Grande, Bibi de Nenca, tem atuado com ênfase na dinamização da nossa bacia leiteira. Recentemente ele concluiu o procedimento burocrático para liberação dos recursos que conseguimos via Comitê Territorial do Sertão do Apodi. Hoje recebemos a notícia do SICONV que foi aprovado o projeto do Centro de Comercialização de Animais, encaminhado como prioridade pelo comitê em 2010.
Fonte: Notícias do Sertão

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novo Site da Prefeitura Municipal de Campo Grande RN


O CG News teve acesso a uma informação sigilosa sobre a construção do site da Prefeitura Municipal de CG que já está em andamento.


O projeto vem sendo desenvolvido em segredo e será lançado em breve para a população, a idéia é que o site estilo Blog seja uma fonte direta de comunicação entre a população e o poder público.

Acredita-se que até o final da próxima semana o site já esteja n
o Ar.

Agora é aguardar para ver!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

ESCOLA IEDA MEDEIROS FAZ PREPARATIVOS PARA 2ª MARCHA DA CRIANÇA E JUVENTUDE
* Caramurú

A direção da Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha está totalmente engajada na 2ª Marcha Contra as Drogas, a Violência Infantil e Pela Paz. Hoje a noite fará um trabalho preparatório com os alunos da Educação de Jovens e Adultos e amanhã reunirá todos os pais e mães de alunos e alunas, a partir das 14 horas com a presença da equipe da Casa da Família. Meu reconhecimento ao belo trabalho de todo corpo funcional do Ieda aqui represtado na diretora Luíza Vieira (foto) e na equipe de Supervisão Joyce Paiva, Ana Clara e Keops.
A 2ª Marcha Contra as Drogas, a Violência Infantil e Pela Paz acontecerá nesta sexta-feira, 21, e está sendo organizada pela equipe de Coordenação do Selo Unicef da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Pastoral da Juventude Rural, Escolas do Município, Núcleo Sertão Verde e Companhia Teatral Transformação.

Fonte: Notícias do Sertão

GTO DE CAMPO GRANDE TROCA TIROS COM ASSALTANTE SUSPEITO PELA MORTE DO CAPITÃO DO EXÉRCITO.

Segundo informações do Setor de Investigações da Polícia, um dos dois assaltantes morto no confronto com o GTO de Campo Grande, conhecido como "CUIM", foi um dos possíveis responsáveis pela morte do Capitão do Exército Francisco de Assis da Fonseca Melo, ocorrida em 19/07/2008 na subida da Serra de Martins.

O GTO de Campo Grande, sob o comando do Capitão Brilhante, em suas diligências, localizou a perigosa quadrilha de assaltantes que vinha aterrorizando a região do Alto Oeste, nas proximidades de Rafael Godeiro, que vinha aterrorizando a região. Houve confronto e dois bandidos vieram a òbito na troca de tiros.

"Cuim" era considerado elemento de altíssima periculosidade.

Fonte: Por Trás das Grandes RN

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ADVOGADO CONSIDERA REGIÃO DE CAMPO GRANDE COMO O IRAQUE DO RN

O Blog do F. Gomes postou uma matéria recentemente em que o advogado Augusto César Pinheiro Saraiva considerou a região de Campo Grande como o Iraque do Rio Grande do Norte.

Link da pagina onde contém a matéria:
http://www.fgomes.com.br/?pagina=2#blog

AÇUDE DO MORCEGO COMO OPÇÃO DE LAZER PARA OS CAMPOGRANDENSES

Á algum tempo o CG News puxou um assunto sobre a opção de lazer em Campo Grande, onde mostramos o total abandono no único clube aquático da cidade (AABB). Com base nesse assunto e no desejo que vemos nos comentários da população em ver algo sendo feito no local para tornar mais agradável, viemos mostrar o cuidado no que se diz o balneário que temos na cidade, o Açude do Morcego.

Como vocês podem ver nas imagens tiradas recentemente, os cuidados são grades para que o açude do Morcego se torne um grande atrativo para a população e visitantes da nossa cidade. Os bares com os esgotos a céu aberto, lixo jogado as margens do açude e uma bela ornamentação com matos e galhos secos.



ADUTORA DO SERTÃO TEM REUNIÃO DE TRABALHO ESCLARECEDORA. PRAZO É DE 60 DIAS.
* Caramurú




Na manhã desta sexta-feira (14), no auditório do Núcleo Sertão Verde, aconteceu uma reunião de trabalho sobre o projeto da Adutora do Sertão. O principal objetivo era a apresentação do projeto técnico elaborado pela SEMARH/Governo do RN. Entre as autoridades presentes estavam o Secretário do Estado de Recursos Hídricos, Lázaro Mangabeira; o Coordenador do PDS/SETHAS, Luiz Augusto; o diretor técnico da CAERN, Clóvis; o prefeito Bibi de Nenca; deputado Fernando Mineiro; Zuleide Araújo da Sertão Verde, presidentes das associações beneficiadas e vereadores. Fiz a mediação da reunião na condição de presidente do conselho do FUMAC.

O Projeto da Adutora do Sertão, conforme apresentado, ficará no valor de aproximadamente R$ 7 milhões e será viabilizado dentro de 60 dias, através de recursos do convênio do Governo do RN com o Banco Mundial. A obra consta de 30 km de adutora e beneficiará cerca de 2.600 pessoas. De acordo com o Secretário Mangabeira os recursos já tiveram o não objeção do Banco e, portanto, estão entrando em fase de licitação.

A Adutora do Sertão é fruto de uma ampla articulação das associações rurais juntamente com o fórum de associações, conselho do FUMAC, Núcleo Sertão Verde e Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Secretaria de Agricultura que levará água à algumas comunidades rurais de Campo Grande. Os vereadores tem participado de alguns momentos do processo. A participação do deputado Fernando Mineiro tem sido importante na integração com o Estado. O Governador Iberê Ferreira têm dado prioridade ao investimento, pelas SEMARH e SETHAS. Finalmente, temos mobilizado e apoiado esta ação desde antes da minha atuação como vice prefeito, ainda no período de supervisor do PDHC.

TEXTO DE SIMONE CABRAL E ANA MORAIS DA UERN EM VIAGEM A ITÁLIA SOBRE APRESENTAÇÃO DO CURSINHO ABRINDO CAMINHOS DESENVOLVIDO EM CAMPO GRANDE/RN


Desde que chegamos em Florença (Italia), 11/05, para participar do Seminário Juventude: Diretos em Rede, que os nossos olhos ainda estão virgens diante de tanta beleza. Beleza das paisagens, da história e, principalmente, da arte que encanta e domina cada canto deste lugar. Nunca vimos tanta arte junta em um só lugar.

O Seminário foi um momento oportuno para conhecermos hermanos Latinos e gentis italianos, que, aliás, nos receberam muito bem em sua terra. Além è, claro, de propiciar a troca de experiências entre os países latinos, que almejam possibilidades de financiamento dos seus projetos. Pelo Brasil apresentamos, de um modo geral, a necessidade de iniciativas de formação para a juventude rural no âmbito da cidadania, dos direitos humanos e da formação profissional. Apresentamos ações que estão sendo desenvolvidas pelo Coletivo Quan An no Território do Mato Grande, bem como as ações desenvolvidas pela UERN e parceiros como a Prefeitura de Campo Grande-RN, na área de formação em educação em direitos humanos para profissionais da educação e lideranças comunitárias, formação política e profissional para jovens e o Cursinho Abrindo Caminhos (Campo Grande -RN) no Território Sertão Apodi. De 12 a 14 de maio estivemos reunidos para discutir, propor e buscar alternativas de cooperação internacional para financiar projetos que dêem visibilidade a juventude rural nordestina. Ficamos, então, na perspectiva de financiamento futuro.

No que diz respeito aos nossos ganhos e deslumbramento culturais, Ana e eu pudemos ver de perto dentre as muitas obras de grandes artistas, entre pinturas e escultuas em mármore, vimos duas grandes obras de patrimônio incalculável da humanidade: A pintura O nascimento de Venus do grande artista Botticelli e a escultura O David de Michelangelo. Não se podia fotografar no interior dos museus, mas suas imagens ficarão em nossas mentes e em nossos corações.

Fonte: Notícias do Sertão

1º ENCONTRO DE BLGUEIRO REALIZADO EM CAMPO GRANDE

Nesta sexta (14) a cidade de Campo Grande reuniu vário blogueiros da região em um grande encontro na Casa de Cultura Palácio Cléto Souza. Um evento bastante proveitoso, onde os blogueiros poderão divulgar seus blogs e trocarem experiências.

Estiveram presentes profissionais de diferentes áreas; vereadores, policiais, estudantes universitários, deputado e comunicadores populares, como o Deputado Mineiro, Capitão Carvalho, Sd. Jadson entre outros.

O 1º encontro de Blogueiros foi organizado pelo vice-prefeito e blogueiro (Notícias do Sertão) Caramurú Paiva.

Deputado Mineiro e Caramurú Paiva
Capitão Carvalho e Soldado Jadson

sexta-feira, 14 de maio de 2010

GRANDES NOMES DA NOSSA HISTÓRIA



Hoje falaremos no Grandes Nomes da Nossa Historia do campograndense que recebeu do Governo Imperial o título de Barão.

LUIZ GONZAGA DE BRITO GUERRA (BARÃO DO ASSÚ), filho de Simão Gomes de Brito e de D. Maria Madalena de Medeiros, nasceu a 27 de setembro de 1818, na fazenda Coroas, da antiga Capela de Campo Grande (Augusto Severo), província do Rio Grande do Norte.
Em 1834, concluiu o curso de preparatórios; matriculou-se, no ano seguinte, na Faculdade de Direito de Olinda, e recebeu, em 1839, o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas.
Ingressou na Magistratura com a nomeação interina no cargo de Juiz Municipal e de Órfãos dos termos do Príncipe (Caicó) e Acari, que exerceu no período de 28 de março a 20 de julho de 1843.
Em decreto de 2 de setembro desse ano, foi nomeado Juiz Municipal e de Órfãos do termo da Princesa, Sant’Ana e Angicos, cargo a que foi reconduzido por decreto de 17 de abril de 1848.
Foi nomeado Juiz de Direito da comarca da Maioridade, em decreto de 27 de novembro de 1851, aí serviu de junho de 1852 a junho de 1858.
Foi removido para idêntico cargo na comarca de Assu, em decreto de 12 de abril de 1858, em cujo exercício se conservou de 18 de setembro desse ano até fins de 1873.
Em decreto de 6 de novembro de 1873, foi nomeado Desembargador da Relação de Ouro Preto, cargo que exerceu de 16 de janeiro de 1874 a fins de 1885.
Foi nomeado Presidente da mesma Relação, em decreto de 7 de novembro de 1873, sendo por duas vezes reconduzido a esse cargo — decretos de 4 de março de 1882 e 20 de junho de 1885.
Em decreto de 10 de outubro de 1885, foi removido para a Relação de Fortaleza, cujo exercício deixou em 23 de outubro de 1886.
Foi Deputado Provincial nos biênios 1842-1843, 1846-1847 e 1856-1857.
Na qualidade de Vice-Presidente, governou a província do Rio Grande do Norte em agosto de 1868.
Em decreto de 4 de dezembro de 1886, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, preenchendo a vaga ocorrida com a aposentadoria de João Lopes da Silva Coito; tomou posse a 23 de março de 1887. Foi aposentado por decreto de 10 de novembro de 1888.
Luiz Gonzaga de Brito Guerra foi agraciado pelo Governo imperial com a comenda da Ordem da Rosa, em 20 de fevereiro de 1875; o título do Conselho, em decreto de 24 de janeiro de 1874; a comenda da Ordem de Cristo, em 15 de junho de 1881; e o título de Barão de Assu, em decreto de 17 de novembro de 1888.
Depois de aposentado, fixou residência em Caraúbas e aí se achava quando foi proclamada a República.
Não se insurgiu contra as novas instituições, mas declarou em reunião pública que “as páginas da sua vida estavam preenchidas. Escreveu-as como lhe fora possível. Não havia mais espaço. Fazia, porém, ardentes votos para que as novas gerações em nada deslustrassem o esforço de seus antepassados, e que a República só oferecesse páginas de ouro a acrescentar à nossa história, certos todos de que longos anos de lutas e de desacertos seriam necessários para a organização do novo regime”.
O Barão de Assu faleceu em Caraúbas, no estado do Rio Grande do Norte, no dia 6 de junho de 1896.

Postado por: Heráclito Patrício e Eider Vieira
Fonte: Supremo Tribunal Federal

RIO GRANDE DO NORTE ESTÁ CONSTRUINDO MAIS DE 3.500 CASAS PARA FAMÍLIAS CARENTES

O Governo do Estado está construindo 3.536 casas para as famílias de baixa renda de 34 municípios do Rio Grande do Norte com investimentos de R$ 42,4 milhões. Em mais 22 municípios estão sendo feitas melhorias habitacionais, com recursos próprios do governo, beneficiando a 2.000 famílias de baixa renda.
A meta do governo é construir 7.000 novas casas populares em 2010 e realizar 3.000 melhorias habitacionais. "A prioridade principal das famílias mais humildes é ter sua moradia. Estamos trabalhando para garantir a grande satisfação da casa própria a milhares de famílias em todas as regiões do Rio Grande do Norte", afirma o governador Iberê Ferreira de Souza.
Estão sendo beneficiados pelo Programa de Habitação do Governo do Estado com construções de casas populares, os municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Ceará-Mirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim, Monte Alegre, Mossoró, Areia Branca, Santana do Matos, Cerro Corá, Assu, Canguaretama, Pureza, Lajes, Bom Jesus, Jaçanã, Riachuelo, São Paulo do Potengi, Bento Fernandes, Ruy Barbosa, Santo Antônio, São Pedro, Janduís, São Francisco do Oeste, Gov. Dix-Sept Rosado, Severiano Melo, Upanema, São Tomé, Campo Grande, Serra Caiada e São Miguel.
Na Grande Natal, o Governo do Estado está construindo 383 casas em Nísia Floresta; 269 em Macaíba; 371 em São Gonçalo do Amarante; 100 em Extremoz; 550 em Ceará-Mirim; e 242 em Monte Alegre.
Na cidade de Mossoró estão sendo construídas 500 casas na área do Alto da Pelonha, proximidades do campus da Uern. Dessas, 125 já estão em fase de conclusão e serão entregues no mês de junho pelo governador Iberê Ferreira.

MELHORIAS HABITACIONAIS - Em obras de melhorias habitacionais que estão sendo realizadas em 22 municípios, beneficiando 2.000 famílias, o Governo do Estado está investindo R$ 3 milhões, com recursos próprios. Estão sendo beneficiados os municípios de Arês, Caicó, Santa Cruz, Santana do Matos, Cerro Corá, Rio do Fogo, Pureza, Angicos, Cruzeta, Tangará, São Tomé, Jundiá, Tenente Laurentino, Campo Redondo, Janduís, Lagoa Salgada, Ipueira, Lajes, Venha-Ver, São Gonçalo do Amarante, Jardim do Seridó e Doutor Severiano.

Fonte: Gazeta do Oeste

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CG NEWS PARTICIPA DO TOP BLOG 2010


Para votar no CG NEWS basta clicar no selo do TOPBLOG ao lado esquerdo do blog.

PREFEITURA DE CAMPO GRANDE DESENVOLVE PROJETO DE SINALIZAÇÃO



O prefeito Bibi de Nenca está desenvolvendo o projeto de identificação das ruas, prédios públicos e praças de Campo Grande. Um projeto já está sendo trabalhado e em breve deverá ser apresentado para que possa entrar em atividade para sinalizar e melhorar assim a identificação das ruas do município.

Fonte: Bastidores da Política

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Recomendo

A Voz de CG
http://www.avozdecg.blogspot.com/

Esse é o novo blog da cidade, um blog diferente destinado a comentar assuntos e prestar a informação também, só que dos mais diversos tipos e interesses, visando à discussão e debate através dos comentários, sempre com uma pitada de humor.

1º ENCONTRO DE BLOGUEIRO DE CAMPO GRANDE E REGIÃO



Nesta sexta-feira (14) acontecerá na cidade de Campo Grande o 1º Encontro de Blogueiro da cidade e Território Sertão do Apodi. Estarão presente mais de 50 blogueiros da região, além de interagir sobre esse fenômeno que é o blog, terão palestra sobre “ A Importância dos Blog na Democratização da Informação”.
O evento terá inicio as 14h no Auditório da Casa de Cultura Popular Palácio Cleto Souza.

Segue abaixo a programação completa:

Local: Auditório Antonio Gentil, da Casa de Cultura.
Participantes: Blogueiros do território Sertão do Apodi.

Data: 14/05/2010

14:00 h - Credenciamento.
14:30 h - Divulgação dos blog.
15:30 h - Intervalo.
16:00 h - Exposição sobre Como aproveitar os recursos dos blog. Expositor – Francisco Diassis, do Apodibaixodopano.
17:00 h - Momento de troca de experiência entre blogueiros.
18:00 h - Jantar.
19:00 h – Palestra “Os Blog e a Democratização da Informação”.

PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZOU MEGA EVENTO PARA MÃES



Centenas de mães vindas de todas partes do município de Campo Grande, se fizeram presentes na tarde deste sábado dia 08 de maio, no Clube Arco Verde, participando da IIª Festa da Mães realizada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande (Gestão Cuidando de Você).

Todas as mamães presentes ao evento foram agracidadas com valiosos prêmios, desde utensílios domésticos básicos até Ventiladores, DVS, Tvs. A equipe de eventos respaldada pelo total apoio do Prefeito Bibi de Nenca, executou de forma magistral todos os momentos da festa.

O Prefeito Bibi de Nenca se fez presente durante todo evento ao lado de sua mãe Dona Nenca, e fez questão de falar a todas as mães presentes, destacando sua alegria e felicidade por estar no seu segundo ano de mandato, realizando uma festa tão grandiosa e justa, para homenagear a todas mamães campograndenses.

Além do Prefeito Bibi e das homenageadas do dia, estiveram marcando presença ao evento, o ex-prefeito Bebeto Almeida, os vereadores Arnaldo Bezerra, João Piscó, Dilcinéia, o Padre Tarcisio, Secretários Municipais, Coordenadores, Diretores e toda a equipe de governo.

A programação terminou por volta das 18:30h, com a distribuição de lanches para todas as mães presentes.

Fonte: Blog Encontro com a Notícia

GOVERNO LULA INFORMATIZARÁ TODAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS, SEGUNDO SECRETÁRIA NERIALBA

De acordo com a secretária de Educação do Município de Campo Grande, Nerialba Fernandes, repassou a informação para o Blog Notícias do Sertão do atual vice-prefeito Caramurú Paiva, que dentro do Programa de Inclusão Digital, o Governo Federal pretende levar computadores com internet a todas as escolas públicas do Brasil que possuam mais de 20 alunos.

No caso de Campo Grande, a gestora informou que fora destas condições ficaria somente a escola da comunidade rural do Cajueiro e seriam contempladas Pimenta, Salgado, Bom Futuro, Campanha e Caiana. Dentro deste programa, este ano chegou 10 computadores para a Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha.

As unidades educacionais que já possuem informatização são Joaquim Leal Pimenta, Bom Jesus, Adrião Melo e o Educandário Ana Maria. A Secretaria Municipal de Educação administra o telecentro comunitário, doado pelo Ministério das Comunicações. Recentemente, o Núcleo Sertão Verde foi contemplado com 10 computadores para instalação e gestão do telecentro Pesca Maré, disponibilizado com prioridade para as famílias pescadoras.
A inclusão digital fundamental nos dias de hoje e a ação do Governo Federal tem sido eficiente e decisiva neste campo. No município de Campo Grande, o prefeito Bibi vinha lutando pela informatização de toda rede escolar e, sendo assim, encontra-se em sintonia com a agenda brasiliense.

Fonte: Notícias do Sertão

1° ANIVERSÁRIO DO ESPORTE BIBLIA

O Esporte Bíblia, projeto de incentivo a prática da cidadania através do Esporte e leitura da Bíblia, deu início no dia 02 de Maio de 2010, as 6 h e 30 min, na quadra da Escola Estadual Professor Adrião Melo, na cidade de Campo Grande/RN, às comemorações alusivas ao seu Iº ano de existência. O Esporte Bíblia tem como criador o irmão Jorge Ricardo, membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, igreja esta que também o apóia e incentiva. Vale salientar que este é um trabalho voluntário, sem fins lucrativos e que atende mais de 70 jovens dos bairros carentes de Campo Grande, educando pelo esporte, inserindo o jovem num contexto cristão através do incentivo da leitura Bíblica e melhoria no rendimento escolar e prestando ajuda através de doações as famílias dos jovens assistidos.

O evento teve início com a execução do Hino Nacional. Estiveram presentes: moradores da comunidade; pais e familiares dos jovens; amigos; voluntários e autoridades como o Pr. Giovani Almeida da IPBCG, falando da importância da prática do esporte e dos valores cristãos para a formação do homem e logo em seguida fazendo uma oração de gratidão a Deus pela oportunidade do evento; A vereadora e também parceira do Projeto, Dilcinéia Cristyne de Brito Oliveira compareceu ao evento fortalecendo em seu discurso o apoio as práticas do Esporte Bíblia; falou ainda de um futuro projeto de escotismo para Campo Grande, onde segundo a mesma conta com a participação do irmão Jorge Ricardo.

Queremos também lembrar da realização do bazar em prol do Esporte Bíblia, que aconteceu na residência do irmão Jorge, na rua João Ramalho - Alto da Capela.

O irmão Jorge Ricardo aproveita a oportunidade para convidar todos os interessados em conhecer melhor o seu projeto e deixa como contatos o seguinte telefone e e-mail: tel. 96083465 e-mail: ipbcampograndern@bol.com.br

Agnaldo Gondim

sexta-feira, 7 de maio de 2010

GRANDES NOMES DA NOSSA HISTÓRIA



Prefeito das duas maiores cidades do nosso estado, Natal e Mossoró, o Grandes Nomes da Nossa História desta sexta, fala de Romualdo Galvão.

ROMUALDO LOPES GALVÃO, natural de Campo Grande-RN, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1853; Casado com Amélia Dantas de Souza Melo Galvão. Comerciante na cidade de Mossoró, foi prefeito daquela cidade por duas vezes de 1883 a 1986 e de 1892 a 1895. Abolicionista convicto foi presidente e vice-presidente da Sociedade Libertadora Mossoroense, que era uma associação com finalidade de libertar os cativos; foi membro de destaque do quadro de integrantes da Loja Maçônica “24 de Junho”. Depois de um longo período instalado em Mossoró, Romualdo transfere-se para capital do estado, onde continuou a exercer as suas atividades comerciais, como sócio da antiga Farmácia Monteiro, a qual foi transferida para Natal. Romualdo Galvão foi ainda, o segundo presidente da Associação Comercial do Rio Grande do Norte, sendo eleito no dia 12 de janeiro de 1913 e exercendo o cargo no biênio 1913/1914, tendo recebido a presidência do Coronel Fabrício Gomes Pedrosa e foi sucedido por Avelino Alves Freire. Romualdo Galvão chegou a exercer também o cargo de prefeito de Natal, posteriormente vindo a falecer no dia 1° agosto de 1927, com 74 anos.

Postado por: Eider Vieira e Heráclito Patricio
Fontes: Oeste Potiguar Notícias

quinta-feira, 6 de maio de 2010

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DA BANDA LARGA COM PREÇOS ACESSÍVEIS
O serviço terá pacotes que vão de R$ 15 a R$ 35.


O governo lançou oficialmente nesta quarta-feira (5) o Plano Nacional da Banda Larga (PNBL). O programa tem como objetivo universalizar a internet rápida no país. Segundo a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, o PNBL vai triplicar o acesso à banda larga em todo o Brasil. Uma das expectativas é disponibilizar o serviço de 11,9 milhões de domicílios para quase 40 milhões de domicílios até 2014. O custo da tarifa deve ser de R$ 15,00 para o plano com incentivos, com velocidade de até 512 kbps (quilobits por segundo) e com limitação de downloads e de R$ 35,00 para o plano comum, com velocidade entre 512 e 784 kbps. Atualmente o brasileiro paga em média R$ 50,00 pela banda larga com velocidade de 256 kbps.

A estatal Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) será a gestora ou “espinha dorsal” do plano, mas o governo quer que empresas privadas atuem de forma complementar, levando o serviço ao usuário final.


Fonte: G1


quarta-feira, 5 de maio de 2010

PREFEITURA PRIORIZARÁ FESTA DE SANT’ANA EM VEZ DE SÃO JOÃO



A prefeitura de Campo Grande não vai realizar as festas de São João. Em virtude do calendário ser próximo da festa de Santana, a administração cuidando de você vai priorizar a festa da padroeira do sertão que começa logo na segunda semana de julho. Mais claro que haverá as quadrilhas estilizadas e os tradicionais arraias com quadrilhas improvisadas em todos os bairros e colégios da cidade o mês inteiro. O atual gestor não vai participar de aventuras financeiras com bandas e comprometer a programação em julho vindouro. Muito bem pensado.

Fonte: Bastidores da Política

terça-feira, 4 de maio de 2010

COMEÇAM OS TRABALHOS DAS PRIMEIRAS COSTUREIRAS

Conforme havia noticiado, na tarde desta segunda-feira, as primeiras costureiras começaram a trabalhar em Campo Grande através da empresa têxtil. A meta inicial é produção de camisetas. Em paralelo, durante todo mês de maio, estão sendo recebidos os currículos dos interessados para trabalharem nos pontos de recebimento do Núcleo Sertão Verde e da Secretaria Municipal de Ação Social. Em junho será feita a seleção das 120 pessoas para trabalharem com calças e camisetas.

Fonte: Noticias do Sertão

  ©CG NEWS - Todos os direitos reservados | Blog Deselnvolvido por Michael F Melo em parceira com Heraclito Patrício.

| Template original Dicas Blogger | Topo