segunda-feira, 17 de maio de 2010

TEXTO DE SIMONE CABRAL E ANA MORAIS DA UERN EM VIAGEM A ITÁLIA SOBRE APRESENTAÇÃO DO CURSINHO ABRINDO CAMINHOS DESENVOLVIDO EM CAMPO GRANDE/RN


Desde que chegamos em Florença (Italia), 11/05, para participar do Seminário Juventude: Diretos em Rede, que os nossos olhos ainda estão virgens diante de tanta beleza. Beleza das paisagens, da história e, principalmente, da arte que encanta e domina cada canto deste lugar. Nunca vimos tanta arte junta em um só lugar.

O Seminário foi um momento oportuno para conhecermos hermanos Latinos e gentis italianos, que, aliás, nos receberam muito bem em sua terra. Além è, claro, de propiciar a troca de experiências entre os países latinos, que almejam possibilidades de financiamento dos seus projetos. Pelo Brasil apresentamos, de um modo geral, a necessidade de iniciativas de formação para a juventude rural no âmbito da cidadania, dos direitos humanos e da formação profissional. Apresentamos ações que estão sendo desenvolvidas pelo Coletivo Quan An no Território do Mato Grande, bem como as ações desenvolvidas pela UERN e parceiros como a Prefeitura de Campo Grande-RN, na área de formação em educação em direitos humanos para profissionais da educação e lideranças comunitárias, formação política e profissional para jovens e o Cursinho Abrindo Caminhos (Campo Grande -RN) no Território Sertão Apodi. De 12 a 14 de maio estivemos reunidos para discutir, propor e buscar alternativas de cooperação internacional para financiar projetos que dêem visibilidade a juventude rural nordestina. Ficamos, então, na perspectiva de financiamento futuro.

No que diz respeito aos nossos ganhos e deslumbramento culturais, Ana e eu pudemos ver de perto dentre as muitas obras de grandes artistas, entre pinturas e escultuas em mármore, vimos duas grandes obras de patrimônio incalculável da humanidade: A pintura O nascimento de Venus do grande artista Botticelli e a escultura O David de Michelangelo. Não se podia fotografar no interior dos museus, mas suas imagens ficarão em nossas mentes e em nossos corações.

Fonte: Notícias do Sertão

Seja o primeiro a comentar!

  ©CG NEWS - Todos os direitos reservados | Blog Deselnvolvido por Michael F Melo em parceira com Heraclito Patrício.

| Template original Dicas Blogger | Topo