sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROGRAMA P1+2 REALIZA CAPACITAÇÃO DE PEDREIROS PARA CONSTRUÇÃO DE CISTERNA CALÇADÃO EM CAMPO GRANDE/RN.


Pedreiros exercitam aprendizagem de construção de cisterna de 52 mil litros

* Micilene Vieira

Pedreiros de diversos municípios da região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, estarão participando entre os dias 06 e 15 de outubro de 2010 de uma oficina para capacitação de pedreiros em construção de cisternas de Calçadão de 52 mil litros de água. A atividade está sendo realizada no Sítio Conceição, zona rural do município de Campo Grande, com a organização da UGT Núcleo Sertão Verde, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Durante a abertura da capacitação, feita na tarde de terça-feira (05/10) tivemos a presença de Zuleide Araújo (Coordenadora Institucional do Núcleo Sertão Verde) e de Caramurú Paiva (Vice-Prefeito de Campo Grande).

Na oportunidade os mesmos desejaram uma excelente atividade e reforçaram a importância da continuidade de políticas publicas como P1+2 para a melhoria na qualidade de vida dos homens e mulheres da zona rural de nosso município. Outro importante momento foi quando Caramurú enfatizou a necessidade de cada um dos participantes, juntamente com suas famílias, amigos e vizinhos, perceberem a importância da continuidade de programas e projetos como o P1+2 que em ações sistêmicas propiciaram a região Nordeste um cenário de crescimento e reais mudanças na vida de sua população.

A Equipe Técnica do P1+2, socializou com os participantes os objetivos do programa, as metas a serem implementadas, bem como, todo o processo participativo e metodológico adotado na construção das cisternas calçadão, a parti de uma nova lógica de construção com o calçadão feito com placas de concreto, e ao mesmo repassar ajustes significativos feitos na construção da cisterna e no uso econômico da água. Na oportunidade também foi destacado a importância da boa relação entre as famílias beneficiárias e os cisterneiros.

Assim, o P1+2 possibilitará na prática a formação de pedreiros e possivelmente de pedreiras, para atuarem no processo de construção de cisternas calçadão com o propósito de ampliar a oferta de força de trabalho, e ao mesmo tempo propiciar o aperfeiçoamento e a multiplicação do conhecimento nos municípios em execução com o Termo de Cooperação Técnica com Cooperação Espanhola e IABS. Portando serão capacitados novos agentes/cisterneiros dispostos a contribuir no processo de construção das tecnologias sociais para convivência com o Semiárido Potiguar, nos municípios de Campo Grande (microrregião Médio-Oeste); Paraú (Microrregião Assu-Mossoró) e Caraúbas (Microrregião Alto-Oeste).

Em Campo Grande/RN, será atendidas com as cisternas calçadão de 52 mil litros de água para produção de alimentos, a parti de práticas agroecológicas, 24 famílias, entre as comunidades de São Miguel, Campanha, Roncadouro, Lanchinha, Conceição, Bom Sucesso, Pitombeira, Milagres, Pedra Branca e Campo de Aviação.

* Micilene Vieira – Coordenadora Técnica do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 UGT Núcleo Sertão Verde

Seja o primeiro a comentar!

  ©CG NEWS - Todos os direitos reservados | Blog Deselnvolvido por Michael F Melo em parceira com Heraclito Patrício.

| Template original Dicas Blogger | Topo