PROGRAMA P1+2 REALIZA CAPACITAÇÃO DE PEDREIROS PARA CONSTRUÇÃO DE CISTERNA CALÇADÃO EM CAMPO GRANDE/RN.
Pedreiros exercitam aprendizagem de construção de cisterna de 52 mil litros
Pedreiros de diversos municípios da região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, estarão participando entre os dias 06 e 15 de outubro de 2010 de uma oficina para capacitação de pedreiros em construção de cisternas de Calçadão de 52 mil litros de água. A atividade está sendo realizada no Sítio Conceição, zona rural do município de Campo Grande, com a organização da UGT Núcleo Sertão Verde, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Durante a abertura da capacitação, feita na tarde de terça-feira (05/10) tivemos a presença de Zuleide Araújo (Coordenadora Institucional do Núcleo Sertão Verde) e de Caramurú Paiva (Vice-Prefeito de Campo Grande).
Na oportunidade os mesmos desejaram uma excelente atividade e reforçaram a importância da continuidade de políticas publicas como P1+2 para a melhoria na qualidade de vida dos homens e mulheres da zona rural de nosso município. Outro importante momento foi quando Caramurú enfatizou a necessidade de cada um dos participantes, juntamente com suas famílias, amigos e vizinhos, perceberem a importância da continuidade de programas e projetos como o P1+2 que em ações sistêmicas propiciaram a região Nordeste um cenário de crescimento e reais mudanças na vida de sua população.
A Equipe Técnica do P1+2, socializou com os participantes os objetivos do programa, as metas a serem implementadas, bem como, todo o processo participativo e metodológico adotado na construção das cisternas calçadão, a parti de uma nova lógica de construção com o calçadão feito com placas de concreto, e ao mesmo repassar ajustes significativos feitos na construção da cisterna e no uso econômico da água. Na oportunidade também foi destacado a importância da boa relação entre as famílias beneficiárias e os cisterneiros.
Assim, o P1+2 possibilitará na prática a formação de pedreiros e possivelmente de pedreiras, para atuarem no processo de construção de cisternas calçadão com o propósito de ampliar a oferta de força de trabalho, e ao mesmo tempo propiciar o aperfeiçoamento e a multiplicação do conhecimento nos municípios em execução com o Termo de Cooperação Técnica com Cooperação Espanhola e IABS. Portando serão capacitados novos agentes/cisterneiros dispostos a contribuir no processo de construção das tecnologias sociais para convivência com o Semiárido Potiguar, nos municípios de Campo Grande (microrregião Médio-Oeste); Paraú (Microrregião Assu-Mossoró) e Caraúbas (Microrregião Alto-Oeste).
Em Campo Grande/RN, será atendidas com as cisternas calçadão de 52 mil litros de água para produção de alimentos, a parti de práticas agroecológicas, 24 famílias, entre as comunidades de São Miguel, Campanha, Roncadouro, Lanchinha, Conceição, Bom Sucesso, Pitombeira, Milagres, Pedra Branca e Campo de Aviação.
* Micilene Vieira – Coordenadora Técnica do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 UGT Núcleo Sertão Verde
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário