PADRE TARCISIO PODE DEIXAR PARÓQUIA DE SANTANA EM CAMPO GRANDE
Por: Henrique Aurélio
A notícia está nas ruas da cidade. Ao que tudo indica, Pe Tarcisio deve deixar Campo Grande com destino a Recife.
Reconhece-se o caráter de um homem pela sua integridade e trato com as pessoas. É assim que começo essa coluna de hoje.
Padre há vários anos e atuando em Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar e Janduis o Pe. Parcisio Pereira, da Paróquia de Santana, deve deixar a terra da padroeira do Sertãoa inda este mês ou em dezembro proxímo.
Não sei se a transferência faz parte das mudanças tradicionais da alta corte do clero . As ordens tem origem na capital pernambucana.O anúncio oficial ainda não foi feito.
A Paróquia de Santana,com sede em Campo Grande está preocupada com essa possibilidade. A paroquia engloba 04 comunidades. Pedro Tarcisio é natural de Apodi/Rn. Esteve em Campo Grande a 9 anos atrás quando saiu para assumir a congregação em Recife e depois de passar por Fortaleza, Recife e Upanema, retornou a terra de Santana.Assumiu a paróquia em meio há uma crise religiosa generalizada e uma migração de fiéis para as igrejas evangélicas. Campo Grande sempre teve a sorte de ter nos quadros grandes padres. Disso ninguém pode reclamar. Porém sem qualquer demérito aos que a aqui passaram, Padre Tarcisio tem conseguido colocar a igreja católica no patamar de destaque nos últimos meses.
RESULTADOS
É bom que se diga ainda nessa maltraçadas, que o vigário em destaque é dono de uma liderança continental no meio da comunidade. Prova disso, são os resultados alcançados pelo Padre Tarcisio nesses mais de um ano e meio depois que aqui chegou. Os números estão ai para comprovar. Basta ver os resultados dos festejos da padroeira no de 2009 na cidade de Campo Grande, em Paraú, em Triunfo Potiguar e em Janduís. A comunidade está entendendo a notícia como um ato de mal gosto.
IMPORTÂNCIA SOCIAL
Padre Tarcisio sempre foi um mhomem agregador. O vigor intelectual de Tarcisio e a insist~encia em atingir os objetivos fazem dele um padre querido que goza de prestígio e acesso privilegiado na paróquia de Santana.Os mesmos resultados que funcionam como referências para sua gestão, são os afluentes para a comprovação de outros trabalhos desenvolvidos na paróquia. É através dele que até mesmo o município tem conseguido juntamente com o prefeito Bibi de Nenca, benefícios na comunidade local. Como o asfalto na frente da Matriz de Santa para melhorar as condições dos festejos em alusão a Santana. Na zona rural é possível encontrar as digitais do vigário através do suporte que o mesmo vem tentando desenvolver mesmo sendo uma difícil missão, uma vez que o mesmo, como todos os outros que ali passaram não tem o hábito de tirar vantagem economica, e sempre tentaram fazer do pouco, o muito tão necessário.
REVOLTA DO POVO DA CIDADE DE PARAÚ
Fiquei sabendo hoje pela manhã que a comunidade parauense está muito chateada e ao mesmo tempo triste com a provável partida de Padre Tarcisio.Por lá, há comentários que o prejuízo será bem expressivo, caso o vigário deixe a paróquia. Padre Tarcisio sempre foi muito querido. Prova disso, foi quandoa região recebeu a notícia de sua chegada as terras oestanas para comandar a paróquia. Mas, a revolta não se restringe só a Paraú. Na cidade de Campo Grande, pude ouvir relatos de preocupação e depoiimentos de chateação com a medida tomada pela alta corte da congregação que deveria rever a decisão.
Não é atoa que Padre Tarcisio Pereira agrega tantos valores. Ainda que seja interpretado como rasgação de seda ou que cause outra interpretação de cunho particular, a verdade é que o religioso em destaque é dono de uma popularidade inquestionável e incontestável. Daí, talvez, o motivo de tanto prestígio junto a comunidade católica e política não só a nível local, mas também estadual. E disso sou testemunha. Pude olhar nos olhos do vigário um semblante de abatimento.
O TERÇO DOS HOMENS
Recentemente, Padre Tarcisio saiu em peregrinação e bateu de porta em porta na comunidade masculina local. A visita era um convite a matriz de santana para sua nova obra: o terço dos homens. Num torrão de meu Deus onde a ignorância e o preconceito pedomina, o vigário em tela conseguiu colocar mais de 100 homens na última semana no interior da matriz. Não sei se o responsável pelo primeiro escalão em Recife sabe da importância que isso cause ou qual o efeito moral dessa participação popular masculina na terra de Santana. Uma terra marcada pela brutalidade e um conceito muitas vezes caduco onde a ética do afeto deve prevalecer, de aproximação das pessoas é uma decisão desse porte está sendo vista um tanto precipitada a trânsfer~encia de Tarcisio de Campo Grande para Recife.
O CHORO DE UAM OVELHA
Uma das tantas ovelhas do rebanho re Tarcisio, me revelou hoje a tarde que quando sou be da notícia não conteve as lágrimas. Será um sinal da importância de esse cidadão ou será mero teatro quando essea demonstração de respeito pelo vigário foi na frente de vários conterrâneos campograndenses?.
O prejuízo para a comunidade local é sem duvida de proporções elásticas. Era importante a alta corte entender a figura de Tarcisio para as comunidades que estão no cabide da paróquia. Não sei se conseguí inculcar na cabeça do alto comando do clero em Recife a importância que esse rapaz dispensa para essa região. Outra prova de tal personagem, foi a sua participação quando aqui esteve pela primeira vez, quando foi convidado para ser Secretário de Educação local, onde desenvolveu um excelente resultado administrativo.
PE. TARCISIO PEREIRA: UMA REFRÊNCIA SOCIAL INDISPENSÁVEL
Se coubesse a mim resolver essa parada, pelo quadro em que se encontra a paróquia não seria a paróquia de Santana o alvo de tal decisão. Não passa de uma simples opinião. Porém, uma opinião que encontra eco em um raio de até 25.000 habitantes. Disso tenho certeza.
Um dos meus leiotres já me alertou para não me imiscuir nas disputas, por que corro o risco de emitir minhas opiniões e justificativas pessoais, fazendo exatamente aquilo que não seria talvez oportuno. O padrão ideal de um homem moralmente ideal é de paciência e retiscencia. Qualidades "penduradas' em Padre Tarcisio. Não estou afirmando e querendo adizer que Padre Tarcisio guarda a perfeição em tudo, mas podemos acreditar que estamos defendendo a Doutrina do ideal para Campo Grande que elegeu este cidadão como uma das figuras mais queridas locais.Dizem que o povo faz a mudança, que o povo tem o poder da mudança e é só querer.. Estou afirmando sim, que se isso é verdade, justificamos o outro dizendo que “estes sim estão corretos”, “nós que temos a força”, “nós que temos a herança” e a oportunidade de fazer acontecer.Padre Tarcisio faz parte de um estoque importantissímo para uma comunidade. Tarcisio fala fácil e convence. Desliza pelos adjetivos com uma intimidade de poucos. E o melhor: Atrai para o seu lado até mesmo aquele discrente.
Exibir-se com pseudo-sábias palavras bonitas mostrando apenas sua versão é uma transmissão mal-intencionada de informações ou simplesmente: fofoca! Uma das redes mais importantes de preservação e transporte de rancor. Para que se possa compreender este péssimo exemplo, vamos dividir a “fofoca” em três tipos de formas: o ‘repassador de histórias’, a ‘má-língua’ e o caluniador”.O caluniador é alguém que propaga uma mentira em relação a outra pessoa.A ‘má-língua’ é a atitude do indivíduo que transmite uma informação verdadeira, porém com a única intenção de difamar.O ‘repassador de histórias’ repete de forma falsamente involuntária informações comprometedoras, sempre com interesses escusos.
É necessário e providêncial a permanência de Padre Tarcisio na paróquia de Santana. Por tudo o que representa para essa gente.Romper com este ciclo, realizado por Pe Tracisio, representa um dano a sociedade local de proporções desagradáveis.É preciso que Recife entenda que Tarcisio deve ficar por uma série de razões, principalmente pelo clamor das famílias de Campo Grande e região, pois, só assim é possível evitar "lesões" graves na estrutura que pode sofrer abalos de magnitude que só quem aqui mora pode perceber.A folha de serviços prestados a comunidade é extensa e progressiva. É necessário que não se interrompa, sob o risco de causar danos que Recife sequer imagina.
Deve-se perceber que sua eficácia está nas ações com que desvia energia de seu discurso e comportamento, logrando-nos constantemente. Somos então beneficiados pelo seu empenho e atitude pastoral. Dentre tantos, senhores diretores, coordenadores ou gerentes da igreja, uma necessidade do povo de Campo Grande é a permanência de Tarcsio.Tanto aqueles que o ouvem, quanto o que o expressa, sentem-se seduzidos pelo desejo de sua permanência nas terras de Santana. Através do louvor de Padre Tarcisio, pode-se abrir caminho a continuidade da colheita que Recife não conseguiu ainda enxergar.E o que é mais grave: tudo indica que irá Padre Tarcisio e Padre Freire. Resta-nos somente aguardar pela sensibilidade da igreja em Recife.
Termino este texto ...“Reconhece-se o caráter de um homem pela sua integridade e trato com as pessoas."qualidade de sua fala (ou escrita)”.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário