CAMPO GRANDE OCUPA O 127º LUGAR NO IFDM
O Município de Campo Grande ocupou 127º lugar no IFDM de 2006, ficando na média, mais atrás dos municípios vizinho como Janduís e Messias Targino no ranking de Saúde e Educação. O índice foi criado pela Firjan para suprir a falta de um indicador de crescimento econômico e social dos municípios com maior regularidade, uma vez que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas, só é publicado a cada dez anos com base no censo demográfico do IBGE.
O índice Firjan utiliza metodologia parecida com a do IDH. Além dos indicadores de emprego e renda, são analisados também dados referentes à Educação e à Saúde nos municípios. O intervalo de medição vai de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, maior o grau de desenvolvimento do município.
Caraúbas avançou oito posições e agora é a oitava melhor cidade do estado do Rio Grande do Norte. No ranking, o município se destacou por ter sido um dos únicos a apresentar um crescimento de exatos 100% (no último resultado era o 16º).A região Oeste tem dez municípios nas dez primeiras posições da lista da saúde. A maioria está no entorno de Pau dos Ferros, no Alto Oeste. Riacho de Santana, José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Água Nova, Encanto, Taboleiro Grande, Francisco Dantas, Luis Gomes e Paraná aparecem com destaque.Dos dez municípios, surpreendentemente Riacho de Santana está no topo, mesmo estando localizado numa das áreas mais remotas da tromba do elefante, à sombra da serra de São José, divisa com os estados da Paraíba e Ceará. A capital do Alto Oeste também apresenta bom desempenho. É o quinto no quesito educação, mas sobe para o terceiro quando o assunto é saúde. Apodi teve bom desempenho entre os anos de 2005 para 2006, com evolução de 17,2% no índice geral.A pequena cidade de Martins também aparece bem no ranking numa posição intermediária (54ª), superando mais de 100 cidades, entre elas Areia Branca, Almino Afonso, Marcelino Vieira, Baraúna, Tenente Ananias, Assu, Upanema, Umarizal, Campo Grande, Alexandria, entre outras.
BAIXA AVALIAÇÃO
Na contramão dos números, aparece a cidade de Paraú, amargando o 158° lugar no ranking geral, com o pior índice de desempenho na saúde. Próximo dela aparece o município de Alexandria, na ponta da tromba do elefante, considerada uma cidade de médio porte por ser polo. Ela está entre as piores do Estado na 152ª posição. A situação piora quando o assunto é saúde, ficando na 164ª posição e 76ª na educação.Umarizal e Felipe Guerra amargam também na ponta da fila. A primeira na 117ª e a segunda na 133ª posição.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Postar um comentário